quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Terras de COIMBRA - 2ª Parte

Almoçamos e a seguir já estavamos a caminho do próximo local para visitar : Mosteiro de Santa Cruz! 

Foi fundado em 1131 pela ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, com o apoio de D. Afonso Henriques e de D. Sancho I, que nele se encontram sepultados. A qualidade das intervenções artísticas no mosteiro, particularmente na época manuelina, fazem deste um dos principais monumentos históricos e artísticos do país.

Fachada Principal do Mosteiro de Santa Cruz




Em seguida, fomos passear um pouco mais pelas ruas de Coimbra, vimos algumas igrejas e por fim fomos ao Parque Verde do Mondego...


 O pormenor de alguns prédios :)

Rio Mondego


                        Parque Verde do Mondego




Como não queria deixar Coimbra sem visitar os monumentos mais bonitos, ainda fomos visitar o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e o Convento de Santa Clara-a-Nova... 

O que resta do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha são ruínas. Representa um monumento do estilo gótico no país. Gostei muito... Deixo-vos as imagens!









E por fim, o Convento de Santa Clara-a-Nova...  

Foi construído no século XVII em substituição ao antigo mosteiro medieval de Santa Clara-a-Velha, vítima das inundações periódicas do rio Mondego. O mosteiro é um importante repositório de arte portuguesa dos séculos XIV a XVIII e alberga os restos da Rainha Santa Isabel, fundadora do mosteiro original.





E com esta última visita deixamos a cidade de Coimbra, para ir ao Lorvão (situado em Penacova), situado no distrito de Coimbra, claro :) Fica para próximos capítulos!!

1 comentário:

  1. O Mosteiro de Sta. Clara a Velha nao parecia grande coisa a porta, mas depois acabou por ser uma surpresa bastante agradável, bem como toda a viagem =)

    ResponderEliminar