terça-feira, 6 de setembro de 2011

Almada - Fragata "D. Fernando II e Glória"

No dia 16 de Julho de 2011, o meu amor fez 23 anitos :) Como o dia foi num sábado, aproveitamos para dar um passeio por Almada (visto que ele mora em Corroios)... 

Ao chegarmos à zona velha da cidade, vimos que a Fragata "D. Fernando II e Glória" estava disponível para visitas. Assim, decidimos visitá-lo claro... 

Esta fragata foi a última nau portuguesa da carreira da Índia. Foi construída em Damão, Índia Portuguesa e lançada à água em 22 de Outubro de 1843. Durante 33 anos fez a ligação entre Portugal e os territórios portugueses da Índia. Em 1963, um violento incêndio destruiu o navio em grande parte, tendo permanecido encalhado no rio Tejo até 1992, data em que foi posto a reflutuar. Restaurado tal como era na década de 1850, a "D. Fernando" é actualmente um navio museu :) 










Para além de visitarmos a fragata, ainda demos uma volta pela parte velha da cidade, junto ao rio e subimos o Elevador da Boca do Vento, uma cabine panorâmica onde se desfruta uma das melhores vistas sobre o estuário do Tejo e a cidade de Lisboa :)








Bye Bye :)

Terras de COIMBRA - 4ª Parte

Olá :) Desta vez não demorei muito para publicar o resto da viagem... Como vos disse, deixo-vos as fotos do Palácio do Buçaco. Os pormenores são espectaculares... Tirei imensas fotos e deixo-vos algumas para vos mostrar o quão incrivél o palácio é, que neste momento é um hotel :)












Neste dia, para acabar a nossa viagem ainda demos um pulo a Montemor-o-Velho, onde visitamos um pequeno zoo e também o castelo... Deixo-vos as fotos do último ;)








Espero que tenham gostado desta viagem, pois nós adoramos fazê-la !

Terras de COIMBRA - 3ª Parte

Da última vez que aqui tive, mostrei-vos os locais visitados na cidade de Coimbra. O dia foi preenchido e tinhamos quarto marcado na Mealhada, mas pelo caminho ainda dava para passar por algum lugar.

Assim fomos ao Lorvão,  visitar o Mosteiro do Lorvão :) Situado no concelho de Penacova, na região Centro do País, este é um dos mais antigos Mosteiro da Europa, uma vez que, segundo algumas teorias, a sua fundação remonta a meados do século VI. Outros estudos afirmam que a sua fundação terá sido depois da reconquista Cristã de Coimbra, em 878.





Após esta visita, dirigimo-nos para a Mealhada, para uns mergulhos na piscina (que o calor era muito), jantar e dormir :)

No dia seguinte, fomos visitar a Mata do Buçaco. Encontra-se na serra do Buçaco e está situado no concelho da Mealhada e possui uma grande história. No século VI a ordem beneditina fundou um mosteiro neste lugar. Depois no século XVIII chegaram até aqui os Carmelitas Descalços e fecharam toda a zona que agora abarca o bosque do Buçaco por meio de uma muralha. De maneira que só se tinha acesso ao mundo exterior por três pequenas portas que ainda continuam a existir hoje em dia e que levam os nomes de Rainha, Sula e Coimbra.

Pela mata haviam vários percursos... Pelos caminhos que fizemos passamos pelo Vale dos Fetos, por um Lago, e subimos a escadaria da Fonte Fria, até chegarmos ao Convento de Santa Cruz... Deixo-vos algumas fotos :)


Início da Escadaria da Fonte Fria, onde acaba a mesma :)



Fonte Fria, vista do topo da escadaria...

Chegada ao Convento de Santa Cruz, onde se vê o Palácio do Buçaco atrás...


Para o próximo post, publico as fotos exteriores do Palácio do Buçaco. Fotos do interior não tenho, pois trata-se neste momento de um hotel e não tive a oportunidade de entrar... Até à próxima (desta vez espero não demorar muito)!!

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Terras de COIMBRA - 2ª Parte

Almoçamos e a seguir já estavamos a caminho do próximo local para visitar : Mosteiro de Santa Cruz! 

Foi fundado em 1131 pela ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, com o apoio de D. Afonso Henriques e de D. Sancho I, que nele se encontram sepultados. A qualidade das intervenções artísticas no mosteiro, particularmente na época manuelina, fazem deste um dos principais monumentos históricos e artísticos do país.

Fachada Principal do Mosteiro de Santa Cruz




Em seguida, fomos passear um pouco mais pelas ruas de Coimbra, vimos algumas igrejas e por fim fomos ao Parque Verde do Mondego...


 O pormenor de alguns prédios :)

Rio Mondego


                        Parque Verde do Mondego




Como não queria deixar Coimbra sem visitar os monumentos mais bonitos, ainda fomos visitar o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e o Convento de Santa Clara-a-Nova... 

O que resta do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha são ruínas. Representa um monumento do estilo gótico no país. Gostei muito... Deixo-vos as imagens!









E por fim, o Convento de Santa Clara-a-Nova...  

Foi construído no século XVII em substituição ao antigo mosteiro medieval de Santa Clara-a-Velha, vítima das inundações periódicas do rio Mondego. O mosteiro é um importante repositório de arte portuguesa dos séculos XIV a XVIII e alberga os restos da Rainha Santa Isabel, fundadora do mosteiro original.





E com esta última visita deixamos a cidade de Coimbra, para ir ao Lorvão (situado em Penacova), situado no distrito de Coimbra, claro :) Fica para próximos capítulos!!