quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Elevador Santa Justa

Olá, olá!

Eu sei que já lá vai algum tempo, desde a última vez que escrevi, mas não tenho tido nada para mostrar... Hoje tenho :) Este sábado que passou, fui andar no Elevador Santa Justa, que se encontra na Rua do Ouro (ou Rua Áurea).

A viagem pelo Elevador, dá-nos acesso a um miradouro, onde podemos ver grande parte da Baixa e não só, e ainda acesso ao Largo do Carmo, onde podemos ver as Ruínas da Igreja do Carmo, deixadas pelo devastador terramoto de 1755. Este impressionante monumento gótico, ou o que resta dele, foi fundado por Nuno Álvares Pereira, o comandante que se tornou membro da Ordem Carmelita.
Deixo-vos com as fotos :)

Elevador Santa Justa

Vista do Miradouro

Vista do Miradouro - Castelo de S. Jorge

Vista do Miradouro - Rossio

Ruínas da Igreja do Carmo

Chiado

Porta da Igreja do Carmo

Largo do Carmo

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Norte Alentejano: Oitava Paragem

Após visitarmos Fronteira, decidimos que iriamos voltar para casa... Mas, até chegarmos à auto-estrada ainda passamos por algumas localidades e decidimos parar em Estremoz, para uma visita rápida :)

Cidade Alentejana, sede de concelho, Estremoz é conhecida pela “cidade branca” do Alentejo, em parte devido ao seu branco casario espalhado pela colina, mas também pelas suas jazidas de mármore branco, com uma exploração tão antiga e conceituada, de tal modo que esta região contribui em 90% para o facto de Portugal ser o segundo maior exportador de mármore do mundo. 

Deixo-vos com as fotos que tirei :)
Lago do Gadanha
Igreja e Convento de São Francisco
Convento dos Congregados


E assim chegou ao fim esta nossa viagem, que apesar de pequena, deu para conhecer muitos sítios e monumentos :) Gostei muito :D

Norte Alentejano: Sétima Paragem

Após visitar a Coudelaria de Alter do Chão, ainda queria passar por mais um local: Fronteira. Localizada na margem esquerda da ribeira de Avis, a norte da cidade de Estremoz e a sudoeste da cidade de Portalegre, a vila de Fronteira, sede de município, é uma bonita localidade tipicamente Alentejana. 

Na Vila de Fronteira existem vários monumentos como a bonita igreja Matriz de 1594 ou a Capela de Nossa Senhora da Vila Velha, os quais pude ver e visitar.

Igreja Matriz de Fronteira
Ponte da Ribeira Grande

Nossa Senhora de Vila Velha/Capela/Miradouro
Nossa Senhora de Vila Velha/Capela/Miradouro

Vista do Miradouro da Capela de Nossa Senhora de Vila Velha

Norte Alentejano: Sexta Paragem

E por fim, fomos visitar a Coudelaria em Alter do Chão.

A Coudelaria Alter-Real foi fundada em 1748, pelo rei D. João V, à semelhança de outras cortes europeias, com o sentido de melhorar a criação cavalar nacional e dar à 'Real Picaria' a dignidade e a qualidade de uma academia equestre à altura da sua majestade. A missão da Coudelaria é dar ao cavalo Lusitano Alter-Real a visibilidade que a sua importância histórico-cultural justifica...

Durante a visita podemos assistir a uma aula de actividades equestres de uma escola, ver exibições de voo de Falcoaria, vimos o depósito de garanhões, a eguada, a Falcoaria, a Casa dos Trens e o Museu do Cavalo.

Foi uma belíssima visita :)

Casas Altas
Depósito de Garanhões
Depósito de Garanhões
Depósito de Garanhões
Falcoaria



Norte Alentejano: Quinta Paragem

Continuando a nossa mini viagem, o destino seguinte foi Alter Pedroso. Alter Pedroso é uma aldeia do concelho de Alter do Chão, num local habitado pelo Homem desde tempos antigos. De facto, pensa-se que a própria origem da vila de Alter do Chão poderá ser atribuída a um povoado Romano, fundado a partir de um aglomerado da Idade do Ferro em Alter Pedroso. 

Foi nesta pequena aldeia, onde ficamos hospedados, numa casa de Turismo Rural: Casa Arlindo Correia. E assim, não podiamos deixar de visitar os pontos turísticos: as rúinas do Castelo de Alter Pedroso, onde existe um miradouro e as Antas, do tempo paleolítico.

Ruínas do Castelo de Alter Pedroso
Ruínas do Castelo de Alter Pedroso

Vista do Castelo
Vista do Castelo
Antas

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Norte Alentejano: Quarta Paragem


E agora sim, irei falar do destino principal da nossa viagem: Alter do Chão. Vila de origem romana, situada no coração do Alto Alentejo... Aqui são criados os belíssimos cavalos árabes e lusitanos, que poderão ser apreciados na Coudelaria de Alter do Chão. Este é também um concelho rico em monumentos históricos, os quais tive a oportunidade de ver: Castelo (pertence ao período medieval), Palácio e Jardim do Álamo (pertence ao período barroco), Monumento ao Cavalo (pertence ao período contemporâneo), Fonte Renascentista (pertence ao período renascentista), Pelourinho (pertence ao período manuelino), etc, etc.  Nesta vila ainda é possível encontrar-se 7 igrejas...

Vou deixar-vos com as imagens :)

Vila de Alter do Chão e o seu Castelo
Castelo

Palácio do Alámo e entrada para o Jardim
Monumento ao Cavalo
Câmara Municipal de Alter do Chão
Igreja da Misericórdia
Igreja do Senhor Jesus do Outeiro
Igreja do Convento de Santo António

Pelourinho 
Janela Manuelina
Portal Medieval
Fonte Renascentista (Fontinha)
Espero que tenham gostado :) Até breve!

Norte Alentejano: Terceira Paragem



Após um almoço em Alter do Chão, decidimos ir visitar o Mosteiro da Flor da Rosa, situado na aldeia de Flor da Rosa, bem próximo do Crato. 

O Mosteiro da Ordem do Hospital de Flor da Rosa, fundado em 1356, é o mais importante monumento da região e um dos mais emblemáticos exemplos de Mosteiro fortificado existentes em Portugal.

Um Mosteiro onde o Gótico predomina... 


Onde as abóbodas são decoradas com florões, todos eles diferentes, uns dos outros...


 E o símbolo do Mosteiro está presente em qualquer pormenor...
  
Uma visita lindíssima :)

domingo, 3 de outubro de 2010

Norte Alentejano: Segunda Paragem

A segunda paragem foi ainda mais curta que a primeira, mas dada a sua beleza, teria que a colocar aqui :) 
No caminho para Alter do Chão, decidimos fazer um desvio para conhecer uma barragem: a barragem do Maranhão. A Barragem do Maranhão é uma obra dos anos 50 destinada sobretudo à rega, sendo a produção de electricidade acessória. É um tranquilo lago artificial, numa zona de planície de grande beleza, agreste e com penhascos. O miradouro permite desfrutar da vista sobre a albufeira, as pastagens e as searas envolventes.